Psiquiatra x Psicólogo: qual a diferença?

Compartilhe o Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

No cuidado com a saúde mental, muitas vezes as pessoas confundem o papel do psicólogo e do psiquiatra. Ainda existem muitos tabus e poucas informações sobre cada área.   


É importante entendermos o papel que cada profissional exerce e como cada um ajuda a sociedade! Infelizmente, muitas pessoas ainda estão presas nos tabus existentes e nos “pensamentos”, como “psiquiatra é para gente séria ou louca”, “psicólogo é para falar e resolver problemas mais específicos”. Neste artigo, vamos explicar um pouco sobre a diferença dessas áreas. 


O que é Psiquiatria e o que um psiquiatra faz?  


A Psiquiatria é uma especialidade da medicina e para se tornar psiquiatra, o profissional deve fazer um curso de Medicina de duração mínima de 6 anos. Além disso, precisa realizar uma residência ou especialização em Psiquiatria, de três anos.  


O médico psiquiatra identifica os transtornos mentais e trata os sintomas, quando necessário, com medicamentos. Portanto, os psiquiatras têm uma visão mais orgânica dos transtornos mentais, de forma simples e sem generalizações. 


O que é Psicologia e o que um psicólogo faz?  


Ao contrário dos psiquiatras, os psicólogos não receberam treinamento médico, mas sim treinamento em Psicologia. Sua missão principal é realizar o processo de tratamento para ajudar os pacientes a encontrarem respostas para dúvidas e resolver problemas, menos profundos, psíquicos. 


Já o psicólogo busca entender, por meio da terapia, as causas desses problemas e ajuda o paciente a lidar com eles. Por não ser médico, o psicólogo não pode prescrever medicações. No entanto, são fundamentais no tratamento de doenças como depressão e ansiedade, pois ajudarão os pacientes a encontrar formas de concretizar seu potencial.  


Normalmente é realizado um encontro semanal com o psicólogo ou uma reunião de tratamento, sendo também considerado um profissional importante que promove a melhoria da qualidade de vida. 


Os dois profissionais são importantes! 

Tanto psiquiatras como psicólogos se preocupam com a saúde mental dos pacientes. Portanto, a combinação desses dois profissionais é fundamental para um resultado de sucesso. Se seus problemas emocionais dificultam sua vida pessoal ou profissional, procure um profissional para restaurar sua qualidade de vida. 


Quando devo me consultar?  

De modo geral, é necessário um psiquiatra para que os pacientes possam aliviar seus sintomas mais rapidamente. Combinado com uma avaliação criteriosa, inicia-se o tratamento mais adequado para a situação, visando estabilizar e recuperar o paciente.  


Já os psicólogos são procurados por pessoas que querem resolver um determinado problema, ou porque se sentem psicologicamente incapazes de resolver o problema sozinhas em certo sentido. 


Pratique o autocuidado! 

Se você sente que está lutando com situações diárias e problemas emocionais, então buscar a ajuda desses dois profissionais o ajudará. O mais importante é perceber que, muitas vezes, precisamos de ajuda profissional para restaurar boas condições de vida. 


Conte com os profissionais da Peck Saúde e tenha mais qualidade de vida e saúde mental. Entre em contato e agende seu horário! 

Veja outros posts

Higiene do sono: dicas para dormir melhor

Cuidar da saúde do seu sono é fundamental para uma noite tranquila e revigorante, melhorando seu desempenho diurno.  Ter o hábito de praticar a higiene do